Resenha - Jogos Vorazes

Veja o Livro no Skoob.

Nome: Jogos Vorazes
Livro: 01
Série: Jogos Vorazes
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 400

Este livro é o primeiro de uma bem-sucedida trilogia, comercializada para mais de 20 países, A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'? 

 Acho que todo mundo já ouviu falar de Jogos Vorazes, e todos já devem saber do que se trata, mas mesmo assim eu vou falar um pouco, para aqueles que nunca ouviram falar desse livro. A história se passa no futuro. Houve uma guerra na América do Norte, e isso formou Panem, que é como se fosse um país,onde se encontra a Capital ( que comanda em tudo) e seus 12 distritos. Para mostrar que é a capital que manda, todo ano é lançada uma edição dos Jogos Vorazes. Participa desse jogo um menino e uma menina (de 12 a 18 anos) de cada distrito. Todos os jovens de 12 a 18 anos são obrigados a se candidatar no colheita (tipo de um sorteio). quem foi sorteado passa uma semana treinando, na capital, e ao termino dessa semana eles são colocados em uma arena, para que eles se matem até que reste um vencedor. O vencedor vai morar em uma luxuosa casa no seu distrito. Os Jogos Vorazes são televisionados para toda Panem, como um Reality Show. As pessoas da Capital vibram torcem e apostam em quem vai vencer, mais quem mora nos distritos lamentam pelas mortes. 

 O livro é narrado por Katniss, que mora no distrito 12 . O distrito 12 é o mais pobre de todos os outros. Quem mora lá geralmente não tem o que comer, tem casas muito simples e nenhuma expectativa de vida. Katniss tem um amigo, Gale (que sempre caça com ela na floresta (o que é proibido) para os dois sobreviverem) sua mãe (que depois da morte do pai, não tem mais nenhuma vontade de viver) e uma irmã de 12 anos, Prim. É o primeiro ano de Prim na colheita, e ela esta com muito medo. E o destino não esta do seu lado, pois é Prim a sorteada na colheita. Katniss não aceita que sua frágil irmã vá para os Jogos e se voluntaria para ir no lugar dela. A partir dai o livro começa, mostrando todos os preparos para os Jogos, a vida luxuosa na Capital e muito mais até que os Jogos chegam. 

 Com certeza esse é um dos meus livro prediletos. Eu já tinha visto o filme, e o livro no começo é bem parecido. Como eu já sabia da história, eu não tive muitas surpresas, mais mesmo assim o livro me agradou muito. Como eu disse, o começo do livro é bem parecido com o filme, mais a medida que a história vai avançando algumas coisas ficam diferentes. Eu acho que teve algumas coisas que os diretores do filme não colocou no filme que são bem importantes, mais eu não vou fala para não estragar as surpresas! 

 Eu achei que a Suzanne escreve muito bem. Ela sempre acaba o capitulo como se acaba o capítulo de uma novela, te deixando muito curioso e pensando "=O .. O que vai acontecer agora?". Isso faz com que você não consiga largar o livro, você sempre que saber o que vem a seguir, te deixando madrugadas inteiras lendo. Até no ultimo capitulo Collins deixa você curioso, você fica "Mais como que acabou, e agora, o que vai acontecer?" "Eu preciso ler o próximo urgente!". 

 Os nomes da histórias são bem diferentes: Katniss, Gale, Petta, Prim, Haymitch... Mais isso não dificulta a leitura, pois os nomes sempre são citados, então você logo decora eles, e depois eles não saem da sua cabeça! O romance nesse livro é bem importante, pois se trata de um romance combinado, tipo coisa de Reality Show, um romance estratégico para ganhar o jogo. Mais eu senti que esse romance toma vida depois de um tempo. Não vou abrir muito a história pois eu não quero tirar a surpresa da leitura!

 Minha personagem preferia é Rue. Rue é uma das participantes do Jogo, a mais nova, com 12 anos, e acho que todo mundo que lê gosta e sente pena dela. Durante a leitura eu tinha vontade de entrar no livro e tirar ela daquele jogo tão violento, trazer ela pro meu quarto e deixar ela aqui, protegida. Isso é só mais uma prova de como a Capital pode ser tão má e fria. Gosto muito de Katniss. Ela é um garota forte e odeia a capital. Isso faz ela ter atitudes marrentas e rebeldes, que eu gostou muito. Sinto muita pena dela também, ela sofreu muito durante a sua vida e sofre muito no jogo. 

O final do livro é espetacular, como eu já disse. Já comecei a ler "Em Chamas", o segundo volume da série, e em breve posto a resenha. Não contei muito o que acontece no livro para não estragar as surpresas. Recomendo, pra que ainda não viu o filme e nem leu o livro, que leia o livro primeiro. Deve ser uma delicia descobrir as surpresas da história sem já saber delas. Recomendo muito esse livro.


Resenhas da Série:
Book Trailer:


Trailer do Filme:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente: