Resenha - Em Chamas

Veja o livro no Skoob.
Nome: Em Chamas
Série: Jogos Vorazes
Livro: 02
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 413

Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado.A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

Eu já resenhei o primeiro livro da série,
Jogos Vorazes, que eu gostei bastante. Se você ainda não leu a resenha, clique ali no nome do livro e leia. Para fazer a resenha desse livro eu vou ter que revelar algumas coisas da história do primeiro livro. Então se você ainda não leu o primeiro livro e nem assistiu o filme e não quer que eu estrague e te conte o fim é melhor você fechar essa página e voltar depois para continuar lendo a resenha. Mas se você já leu o primeiro livro então pode continuar pois não tem nenhum spoiler!

Como todo mundo já sabe (todo mundo que leu o primeiro livro) o Presidente Snow esta furioso por se passar de ridículo depois dos últimos Jogos Vorazes, e tudo por Katniss ter esticado aquelas amoras para Peeta, que fez os dois ganharem os Jogos Vorazes. Snow fica tão furioso que chega até a ameaçar pessoalmente Katniss... ou ela convencia toda Panem que fez o que fez por amor, e não por um ato de rebelião, ou ela, sua família e seus amigos sofreriam as consequências. Nisso Katniss fica super preocupada com a segurança das pessoas que ela ama, então ela decide continuar com o teatrinho de Garota apaixonada durante a Turnê da vitória. Só que Katniss, sem saber, se tornou um símbolo da rebelião em toda Panem. Mas não é só isso que pode preocupar Katniss pois o 75° Jogos Vorazes, o terceiro Mascare Quaternário (a cada 25 edições dos Jogos tem uma que é "especial") pode preocupar, e muito, Katniss. Mas eu não vou falar mais, deixa as surpresar para a leitura (e olha que tem muitas!!!). Eu percebi que nesse livro a crueldade da capital aparece muito mais, e pode te deixar até impressionado.

Posso dizer que quando eu comecei a ler o livro eu não gostei muito, pois a primeira parte do livro é meio parada. Tem umas partes de ação, mais não é tão empolgante que eu cheguei até a pensar que o primeiro livro era muito melhor do que o segundo. Essa primeira parte é bem focada no distrito 12 e mostra bem a vida lá, e as mudanças que estão acontecendo depois dos Jogos Vorazes que Katniss e Peeta venceram. Enquanto eu lia eu me lembrava muito das minhas aulas de história, no tempo da escravidão e da ditadura militar, e eu acho que viver em Panem seria como misturar a escravidão e a ditadura em um mesmo pais, na mesma época. Mas o livro não fica tão parado assim, assim que começa a segunda e principalmente a terceira parte o livro já começa a ficar interessante. Não vou falar muito dessa segunda e terceira parte pois não quero revelar as surpresas da leitura, mais posso dizer que o livro melhora 100% e fica MUITO bom.

A escrita de Suzanne continua igual a de Jogos Vorazes, ela continua terminando os capítulos te deixando curioso e se perguntado "e agora??", fazendo com que você não queira parar de ler o livro. E eu me surpreendi com Suzanne nesse livro, pois o final do livro é surpreendente e te deixa de boca aberta. Onde ela encontrou tanta criatividade? Com certeza depois desse livro ela entrou na minha lista de autoras favoritas. Estou muito curioso para ler o terceiro livro, e eu vou começar a ler hoje mesmo. 

Bom, eu acho que vocês já perceberam que eu adorei o livro, e que eu recomendo para todos que querem ler uma boa história. Eu sei que vocês podem pensar "Ah, fala que o livro é parado no começo e da cinco estrelas"... O final do livro supera o seu começo, quando eu terminei de ler eu pensei "Nossa, que demais esse livro!". 

Resenhas da Série:

5 comentários:

  1. Eu amei esse livro...só que na ultima pagina ...meu eu quase roubei um banco pra comprar esperança! Não tenha medo de ler...a melhor coisa, se esse já é bom imagine esperança...nossa..sou uma pessoa que fiquei encantada por essa trilogia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caroly...
      É, esse livro é de mais. Nossa, ainda bem que eu comprei o box, ai eu já tinha o terceiro e já comecei a ler. Quero terminar "A Esperança" até esse final de semana, e eu tenho certeza que minha curiosidade não vai deixar eu terminar depois!

      Beijos

      Excluir
  2. Amei a série inteira!
    Eu minha amiga começamos a ler juntas e ficávamos nos intervalo das aulas, nas aulas de Educação Física e em outras matérias tranquilas lendo... Enfim, qualquer tempinho que tínhamos estávamos lá com o rosto enfiado dentro do livro ou então comentando uma com a outra sobre ele. Nossos outros amigos já estavam ficando irritados com a gente porque só falávamos do livro o tempo todo.
    Eu ficava tão ansiosa para continuar a lendo o livro que até o sono eu perdia. Só não ficava a noite inteira lendo por causa da escola.
    Fiquei tão ligada com os livros que sonhei umas quatro vezes que eu estava nos jogos ou com um pós-jogos. E quando eu estava chegando ao finalzinho de "A Esperança", eu acordei sobressaltada de madrugada e com o coração acelerado de tanta ansiedade. Não estou brincando!
    Me empolguei demais e acabei falando muito. Agora chega. (risos)

    Beijos ;*

    Obs.: Você sabia que Suzanne colocou treze distritos por causa das treze colonias?

    ResponderExcluir
  3. A resenha está ótima.
    Eu também estou lendo EM CHAMAS, li a resenha e fiquei com vontade de terminar de ler. Eu demorei para ler Jogos Vorazes, assim como estou demorando ler Em Chamas, por causa que eu estou lendo em PDF :S O livro é muito bom! >.<

    http://palavrainvertida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi! Tudo bem?! Ótima resenha. Também achei o começo do livro um tanto entedioso, mas depois OW surpresas atrás de surpresas. A autora possui uma sagacidade ao escrever, que te prende do início ao fim.
    Bjs, Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou? Comente: